terça-feira, 8 de março de 2011

Esquecendo o passado, vivendo o presente, se deleitando no futuro.

Filipenses 3; 12-16.
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.                                                                                       Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.


Nada está para sempre imutável,
A humanidade caminha e promove mudanças em nossas vidas,
Nem sempre boas e nem sempre más,
Mas o que importa é que continuemos a tentar.
Desistir não é uma boa atitude para se acolher.
O tempo continua,
O vento continua,
O sol continua.
E não importa o que aconteça em nossos dias,
Nós também continuamos.
Cabe a nós mesmos a maneira em que decidimos continuar.
Alguns decidem a pior maneira,
Outros acham que escolheram a melhor,
E ainda há aqueles que se entregam nos braços do Pai,
Optam em confiar na sua sabedoria, amor e perfeição...
Estes últimos são os mais felizes.
Não importa o que nos apresente a vida todos os dias,
Sendo bom ou sendo ruim,
O que importa é a atitude que tomamos diante dela,
Pois, como sabemos, a humanidade caminha
E eu estou sempre tentando acompanhá-la...       
Germana Facundo


Esse poema nos fala sobre a temporariedade da vida e a caminhada da humanidade, o tempo não para, estamos inseridos num processo de regeneração, desenvolvimento, morte, destruição, felicidade. Muitos definem de muitas formas essa questão. O que é verdade, é que queiramos ou não, nos vamos passar por esse processo. Todos nascem, crescem e morrem!
Neste texto o Senhor nos instrui como devemos tratar o nosso tempo em sua relação de passado, presente e futuro.
O que estou falando nesse exato momento será passado numa fração de segundos, o presente se tornará passado e o futuro presente. Não sei se você já parou para pensar nessa realidade, é algo inevitável de ser vivenciado. Passaremos por esse processo até chegarmos ao final.
Podemos pensar em passado, presente e futuro como algo individual ou comunitário. Por exemplo: uma pessoa tem sua historia particular de crescimento e evolução enquanto a sociedade tem uma historia paralela a do indivíduo, os dois estão crescendo e evoluindo, mas nem sempre o crescimento dos dois são respectivos, simultâneos ou iguais.
Este texto está falando do individuo em sua particularidade, vivenciando está relação de passado, presente e futuro. Não está falando diretamente da igreja ou qualquer outra sociedade, mas do seu particular, seu desenvolvimento na caminhada Cristã. É claro que isso vai influenciar de forma direta no desenvolvimento do corpo de Cristo, a igreja, mas não é algo comunitário e sim extremamente pessoal.
Aprenderemos com o Senhor que instruiu e inspirou o apostolo a viver essa relação e tiramos lições praticas para nossa vida. 
Esquecendo o passado, vivendo o presente, se deleitando no futuro.

O apostolo Paulo nesta carta está tratando com os cristão da igreja de filipos a cerca de vários assuntos no desenvolvimento da fé cristã.
Nesse momento o Apostolo usa a sua vida como exemplo de como aqueles crentes deveriam viver a caminhada cristã,
1º Esquecer o passado;
Essa era uma postura dele, o apostolo havia vivenciado muitas experiências na sua vida, se dedicado ao conhecimento da lei, trabalhado duro para alcançar o status de reconhecimento na sinagoga, mas agora considerava tudo isso como refugo, perca por amor a Cristo. Verso 8 cap. 3.
●Paulo deixava suas glorias passadas para traz, no passado, “esquecendo-me das coisas que atrás ficam” por que viu que tudo aquilo que ele havia aprendido e conquistado o distanciava de Cristo, o seu apego a lei tirava o foco de Deus e colocava nas suas próprias atitudes, ele começou a perceber que não poderia se tornar digno de ser filho de Deus.
Existe muita gente hoje presa ao passado, as suas glorias, aquilo que conquistou, que foi. Precisamos esquecer o passado, esquecer no sentido de viver um saudosismo doentio, onde o passado é mais importante do que o futuro, e principalmente se esse passado te afasta de Cristo, do objetivo central da vida, que é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Paulo deixou para traz o sua posição acerca do que era ser um servo de Deus.  Meus irmãos! Isso não fácil, imagine você ter vivido toda a sua vida pensando que fazia o certo e apropriado para agradar a Deus, e da noite para o dia se torna conhecedor que tudo que havia experimentado não era a verdade, mas uma distorção dessa.
        Nos vivemos essa mesma verdade nos dias atuais, tanta gente experimenta muitas “realidades” e após a sua conversão quer trazer todos os seus conhecimentos para dentro do evangelho, não existe disposição de deixar para traz o passado para viver uma nova realidade que o Espírito a chama a viver. Somos chamados pelo o Senhor a abandonar os ranços de um passado que não pode servir de remendo para uma cocha nova, vinho novo se põe em odres novos.  
 ● O pecado precisa ser esquecido também, Paulo havia deixado o pecado para traz. Aquilo que viveu no passado agora não fazia mais parte de seu presente. Ele escreve aos Coríntios que aquele que é nascido de Deus nova criação é, as coisas velhas ficam para traz. Assim como muitos trazem o ranço de outras religiões, outros querem trazer a realidade mundana para dentro de uma nova vida, querendo adaptar o evangelho a um mundanismo. Viver a salvação em Cristo sem abandonar e abominar o pecado. A bíblia fala em 1 Jo 3;9 que Qualquer que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.                                                             Muitos estão caindo do erro de olhar para traz e estão se tornando estatuas de sal como a esposa de Ló.
● O apostolo tinha vivenciado muitas experiências com Cristo na sua trajetória de crente, mas o interessante nesse texto é que até mesmo essas experiências ele resolve deixá-las para traz no sentido de não se acomodar. Observe!
 Não que já a tenha alcançado!
 Paulo sabia que Deus o havia chamado e que ele já estava assentado nas regiões celestiais em Cristo Jesus! Mas nesse momento ele diz não ter havido alcançado.
Existia ainda toda uma caminhada a ser percorrida, é claro que sabia que Cristo iria terminar a obra que tinha começado. Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6 .                                          Ele tinha consciência que Cristo já o havia conquistado, e isso era o suficiente, pois, o próprio Deus o havia alcançado. No verso 12 ele afirma que prossegue para conquistar aquilo que ele já tinha sido conquistado, mas de nenhuma forma ele poderia se acomodar e descansar, pois foi justamente para a vitoria que Cristo o havia conquistado e ele deveria com toda a diligencia progredir na fé.
  Em nossas igrejas hoje em dia existem pessoas que se acomodam por reconhecerem que não é pela obras delas que são salvos, que não podem fazer nada por sua salvação. Isso as deixa satisfeitas pensando que Cristo já alcançou aquilo que precisavam e são os crestes SSS (salvo, sentados e satisfeito).
  Isso é incompatível com as Escrituras Sagradas, o apostolo não se deu por satisfeito com tudo aquilo que havia experimentado, o cristão regenerado tem na sua vida um desejo de progredir inerente a sua nova pessoa, uma pessoa regenerada nunca deve se acomodar. Ela esta vivenciando a santificação. As boas obras não produzem a salvação, mas a salvação produz boas obras.
Que o passado não faça diferença na nossas vidas, que nos preocupemos com o presente no deslumbramento do futuro com Cristo.      
                                                                06/03/2011 Sem. Gilberto Loula Dourado Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário