Resenha Gilberto Loula Dourado Filho.
PAZMIÑO,
Robert W. Temas Fundamentais da Educação Cristã. São Paulo: Cultura
Cristã, 2008.
Robert W. Pazmiño é pastor batista e professor de
Educação Religiosa. Serviu como Professor de Educação Cristã no Seminário Teológico
Gordon-Conwell. Escreveu muitas obras, entre elas estão: Elementos Básicos do
Ensino para Cristãos e Deus nosso Mestre, que também foram traduzidas e
publicadas pela Editora Cultura Cristã.
Nesse livro, sobre a educação cristã, Pazmiño
desenvolve um trabalho que tem como principio a promoção da genuína fé. Fazendo
uma interligação com outras disciplinas acadêmicas para uma abordagem
educacional adequada, entendendo sempre que toda a verdade é verdade de Deus, ele
trata como fundamento essencial na educação cristã o entendimento de mundo e a
construção de uma cosmovisão com base na Escritura. Para distinguir entre a
pluralidade confusa das teorias educativas da sociedade contemporânea, a
educação cristã tem como fundamento essencial a pratica educacional que seja
dirigida pela Palavra enquanto o educador busca obediência a Cristo. Aprendendo
com técnicas expostas na própria Escritura no Antigo e no Novo Testamento ele
leva o leitor a enxergar que a revelação especial de Deus sempre teve papel
central na educação. Deuteronômio 6 é usado como exemplo de como a educação era
realizada no Antigo Testamento. Neste caso o agente educacional eram os pais
primeiramente, eles levavam seus alunos a enxergar o mundo a partir da
Escritura, a Lei do Senhor era incutida na cabeça deles com o proposito de
relacionar esses mandamentos a toda à vida, esse princípio traz implicações
para outros relacionamentos fora do lar. O objetivo na educação cristã é o
mesmo, libertar o aluno no sentido de capacita-lo a tornar-se tudo aquilo que
Deus planejou para ele como sua criatura, membro da comunidade da aliança.
O principal fundamento da educação cristã,
segundo o autor, é a autoridade bíblica. Ela é confiável e útil para a
educação, sendo a base para que esta seja exercida de forma adequada. Portanto,
a teologia que emana da Escritura é de suma importância na construção do
pensamento cristão na educação, tendo como pilares a autoridade bíblica, a
necessidade de conversão, a obra redentora de Cristo e a piedade pessoal. Sendo
a Escritura autoridade em todas as áreas do pensamento e da pratica é normativa
na estruturação da agenda educacional. Seguindo o modelo teológico, a educação
deve ser exercida contemplando a aplicação da Palavra ao currículo escolar na
necessidade de transformação através da conversão, da confiança na obra
redentora de Cristo e do ser afetado por ela na vida pratica da comunidade.
Sabendo, no entanto, que esse entendimento teológico não está dissociado da
cultura, politica e sociedade, mas, as boas novas de Cristo devem ser vividas
dentro de todo esse contexto e não somente crida. Todo o fundamento teológico
na ortodoxia pode ser visto no credo apostólico. As doutrinas ali expressas
trazem implicações diretas à educação. Quando se observa o destaque ao Deus
criador e sustentador de tudo e a responsabilidade do homem, se entende a
posição do homem na criação de Deus e sua responsabilidade no Seu mundo. A
queda é a rebeldia da humanidade contra Deus, querendo agir como autônomo, o
que traz como resultado sobre as responsabilidades de cada um, negando-as de
muitas maneiras. O educador reformado reconhece a extensão do pecado e enfatiza
as exigências do padrão divino e admoestações provenientes da rebeldia contra
Deus, o que é resolvido na aliança da redenção, que fornece esperança para a
humanidade na ação de Deus recriando e renovando a humanidade em Cristo. Algo
de extrema importância destacado pelo autor é a necessidade de contextualizar a
teologia a época atual sem, contudo, perder os essenciais bíblicos e teológicos
da fé cristã. Apesar de contundentes criticas a teologia de Paulo Freire, o
escritor reconhece diversos fatores recomendáveis em sua obra como, por
exemplo, a contextualização da educação e da teologia tratando a situação
histórica das pessoas.
Toda a fundamentação educacional depende
exclusivamente destes dois primeiros fundamentos, o fundamento bíblico e
teológico. Contudo, isso não significa que nenhuma outra ciência possa
contribuir na formação educacional. Partindo da ideia de que toda a verdade é
verdade de Deus e que a Palavra é a verdade absoluta, Pazmiño trabalha outros
fundamentos da educação sempre tendo o cuidado de ser dirigido pela Palavra e a
partir dela entender os fundamentos da verdade sem que as verdades elencadas
por elas contradigam a revelação especial de Deus.
Os outros fundamentos são colocados da seguinte
maneira, o fundamento filosófico é, segundo o escritor, a formação de uma coleção
de pressupostos que provêm os atos e os pensamentos. A filosofia é definida
literalmente como o amor a sabedoria. O cristão sabe que em Cristo habita “o
tesouro da sabedoria e do conhecimento”. Portanto, o desafio cristão é, a
partir de Cristo, da Escritura, de Deus, compreender as questões do mundo
entendendo-as através do relacionamento humano com o Deus criador e redentor
para que exista uma educação verdadeiramente cristã. Para todos os ramos do
conhecimento a Escritura tem uma palavra determinante e é a partir dela que os
campos da filosofia devem ser compreendidos. Na metafisica, antropologia,
ontologia, e cosmologia ela definirá o que se deve entender, pois do contrario,
toda a educação estará comprometida. Enquanto a filosofia da educação tem sua
centralidade na pessoa, no conteúdo e na sociedade, o educador cristão tem o
grande desafio de trazer uma educação centrada em Deus, a sua abordagem deve
ter como ponto de partida Deus, evitando assim o desequilíbrio e desenvolvendo
uma combinação de todas essas ênfases.
O fundamento histórico é de grande importância, como
destaca o livro, ele pode ser visto como um tutor para se viver melhor o
futuro. Mudanças aconteceram em diversos campos da sociedade no decorrer da
historia, olhando para elas é possível identificar ações efetivas e adapta-las
a realidade atual. Existem aspectos na educação cristã que são imutáveis e
devem reger a educação atual, contudo, existem erros que precisam nos ensinar e
na dependência de Deus corrigi-los em busca do perdão. Os aspectos bíblicos de
ensino que são vistos assim como no Antigo e no Novo Testamento devem ser
preservados, mas, alguns pensamentos que se desenvolveram na oficialização do
cristianismo em Constantino e principalmente na renascença devem ser abolidos,
como por exemplo, a ideia do individualismo, retirando a centralidade de Deus e
focando no homem e seu mundo. Na reforma, encontramos elementos históricos na
educação que devem ser observados e preservados, a justificação pela fé, a
salvação pessoal e o sacerdócio de todos os crentes que produziu uma nova visão
para a educação cristã. Na reforma, o principal objetivo estava no ensino do
individuo, na resposta pessoal a Deus, depois e cada vez mais para a sua
contribuição dentro da sociedade a qual vivia como criatura especial de Deus.
O fundamento sociológico tem grande importância na
estruturação da educação, pois, se conhecer a cultura em que o cristão e as
outras pessoas estão inseridas para se transmitir a mensagem do Evangelho de
forma aplicável a realidade atual é fundamental, e o papel de se investigar a
cultura é da sociologia. É inevitável que existam diferenças dentro da cultura,
contudo, o cristianismo traz unidade dentro da diversidade, a igreja tem um
papel de grande impacto dentro da diversidade cultual, pois, dentro da igreja a
diversidade é reunida em papeis que contribuem para um mesmo objetivo, a gloria
de Deus. O educador cristão deve incorporar uma fé cristã que glorifique a Deus
e que promova o Evangelho à realidade de mundo real. O seu papel é trazer o
Evangelho para o mundo, o cristão precisa aplicar o Evangelho ao mundo e não
ser alienado dele. O grande desafio do educador cristão é observar as teorias
sociológicas, avalia-las e submete-las ao crivo das Escrituras. É evidenciado
através das muitas correntes da sociologia educacional o grande impacto que a
sociedade e a cultura trazem sobre a educação, o educador cristão, a luz do
Evangelho precisa discernir dentro da cultura, da sociedade e até mesmo das
muitas teorias educacionais aquilo que pode ser conservado, deve ser
transformado ou simplesmente combatido.
O fundamento psicológico, talvez seja o mais complexo
na integração e formação de uma educação verdadeiramente cristã. O grande
desafio de integrar a psicologia com a educação está no fato de descobrir uma
ou um conjunto de teorias, das muitas que são destacadas pela própria, que
ofereçam a melhor mistura para se trabalhar com as pessoas por toda a vida. O
autor, usando o estudo do psicólogo cristão Lawrence Crabb, destaca quatro
abordagens que podem ser usadas para essa integração. A primeira abordagem é
diferenciada ou fragmentada, que defende o tratamento da pessoa dentro de
perspectivas psicológicas em todas as áreas sem que a fé cristã seja afetada
pelos fatores psicológicos, criando uma religião esquizofrênica. A segunda
rejeita o pensamento psicológico e trata as pessoas dentro de uma formação
religiosa sem serem tocadas por qualquer entendimento psicológico ou
desenvolvimento humano, criando assim no individuo uma posição de heteronomia
na vida, alienando e isolando a pessoa para se manter o controle religioso. A
terceira abordagem é integrada, é uma abordagem totalmente psicológica da
educação cristã, misturando os conceitos psicológicos e religiosos dando
prioridade a psicologia. A quarta é uma abordagem integrada e direcionada, nela
o educador busca possíveis interações com a psicologia levando em conta uma
cosmovisão bíblica que tenha a autoridade final a Escritura. Conquanto, é
preciso cuidado para não se submeter à cosmovisão a “autoridade” psicológica.
Diante da grande confusão que a psicologia promove, o autor sugere um modelo
que contemple a queda e a necessidade de recriação em Cristo, que é possível
graças a Sua morte e ressurreição, proporcionando renovação e transformação em
diversos pontos e dimensões da vida.
Todas as definições que o autor apresenta tem em comum
a ênfase no planejamento e sua implementação. Para que o currículo seja
efetivo, ele precisa do conteúdo e da experiência cristã, tendo assim,
potencial de transformação de vida. Esse potencial requer das pessoas a
receptividade e atuação no querer aprender, buscando em Deus as instruções
mediadas pelos professores humanos. Mesmo não havendo uma forma simples de
misturar conteúdo e pratica, o autor nos mostra diretrizes que devem nortear o
ensino cristão, para ele, o professor deve ser sensível as dimensões do
conteúdo e a experiência particular de cada aluno. Adequar à sensibilidade e o
conhecimento deixando implícitos a verdade e o amor. A verdade é o conteúdo da
educação cristã, que deve ser comunicado efetivamente com amor, mantendo sempre
essas duas virtudes em equilíbrio, pois a verdade sem amor se torna dura e o
amor sem a verdade se torna frouxo.
Entendendo que é pelo currículo que valores e
compromissos se formam e passam a ser praticados. Para defini-lo adequadamente,
nos é sugerido no livro perguntas básicas. As perguntas contemplam o conteúdo,
o objetivo, o ambiente, a forma e o momento do ensino, o aluno e seu
aprendizado e o principio que organiza as respostas. Pazmiño também oferece
três metáforas de Herbert M. Kliebard, para a elaboração de um currículo. A
metáfora da produção, que tem como ênfase o professor, a metáfora do
crescimento com ênfase no aluno e a metáfora da peregrinação que integra mestre
e aluno no relacionamento pessoal. Pode-se ver que não é uma tarefa fácil
montar um currículo que venha a contemplar as necessidades do aluno e respeite
o fundamento bíblico. É de suma importância se apreciar com sensibilidade o
proposito, o conteúdo, a necessidade do aluno e do professor e estilos. Para o
cristão o valor do ser cristão que envolvem atitudes, habilidades e
comportamentos tem um papel determinante na educação do aluno.
O livro é de grande relevância para a introdução e
desenvolvimento da educação cristã na contemporaneidade. No mundo que luta
contra os absolutos e relativiza os temas fundamentais da vida para a
convivência e desenvolvimento da sociedade, a Escritura é o pilar necessário
para a construção de uma educação adequada. A interação com outras disciplinas
é de grande valia pra o desenvolvimento curricular e pratico na formação do
aluno. O que Pazmiño faz com grande sucesso é trazer todas as disciplinas para
responder a autoridade bíblico com relação as suas teorias e métodos, aquilo
que as ciências modernas não conseguem ser unanimes a Escritura define a
verdade e o método a ser trabalhado. Grande livro, recomendável a todos que
desejam ser educadores e desenvolvem o ministério de ensino nas igrejas e
escolas.
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