sexta-feira, 17 de março de 2017

Resenha do livro: Temas Fundamentais da Educação Cristã.

                                                  Resenha                                                 Gilberto Loula Dourado Filho.

PAZMIÑO, Robert W. Temas Fundamentais da Educação Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.  
Robert W. Pazmiño é pastor batista e professor de Educação Religiosa. Serviu como Professor de Educação Cristã no Seminário Teológico Gordon-Conwell. Escreveu muitas obras, entre elas estão: Elementos Básicos do Ensino para Cristãos e Deus nosso Mestre, que também foram traduzidas e publicadas pela Editora Cultura Cristã.
Nesse livro, sobre a educação cristã, Pazmiño desenvolve um trabalho que tem como principio a promoção da genuína fé. Fazendo uma interligação com outras disciplinas acadêmicas para uma abordagem educacional adequada, entendendo sempre que toda a verdade é verdade de Deus, ele trata como fundamento essencial na educação cristã o entendimento de mundo e a construção de uma cosmovisão com base na Escritura. Para distinguir entre a pluralidade confusa das teorias educativas da sociedade contemporânea, a educação cristã tem como fundamento essencial a pratica educacional que seja dirigida pela Palavra enquanto o educador busca obediência a Cristo. Aprendendo com técnicas expostas na própria Escritura no Antigo e no Novo Testamento ele leva o leitor a enxergar que a revelação especial de Deus sempre teve papel central na educação. Deuteronômio 6 é usado como exemplo de como a educação era realizada no Antigo Testamento. Neste caso o agente educacional eram os pais primeiramente, eles levavam seus alunos a enxergar o mundo a partir da Escritura, a Lei do Senhor era incutida na cabeça deles com o proposito de relacionar esses mandamentos a toda à vida, esse princípio traz implicações para outros relacionamentos fora do lar. O objetivo na educação cristã é o mesmo, libertar o aluno no sentido de capacita-lo a tornar-se tudo aquilo que Deus planejou para ele como sua criatura, membro da comunidade da aliança.
            O principal fundamento da educação cristã, segundo o autor, é a autoridade bíblica. Ela é confiável e útil para a educação, sendo a base para que esta seja exercida de forma adequada. Portanto, a teologia que emana da Escritura é de suma importância na construção do pensamento cristão na educação, tendo como pilares a autoridade bíblica, a necessidade de conversão, a obra redentora de Cristo e a piedade pessoal. Sendo a Escritura autoridade em todas as áreas do pensamento e da pratica é normativa na estruturação da agenda educacional. Seguindo o modelo teológico, a educação deve ser exercida contemplando a aplicação da Palavra ao currículo escolar na necessidade de transformação através da conversão, da confiança na obra redentora de Cristo e do ser afetado por ela na vida pratica da comunidade. Sabendo, no entanto, que esse entendimento teológico não está dissociado da cultura, politica e sociedade, mas, as boas novas de Cristo devem ser vividas dentro de todo esse contexto e não somente crida. Todo o fundamento teológico na ortodoxia pode ser visto no credo apostólico. As doutrinas ali expressas trazem implicações diretas à educação. Quando se observa o destaque ao Deus criador e sustentador de tudo e a responsabilidade do homem, se entende a posição do homem na criação de Deus e sua responsabilidade no Seu mundo. A queda é a rebeldia da humanidade contra Deus, querendo agir como autônomo, o que traz como resultado sobre as responsabilidades de cada um, negando-as de muitas maneiras. O educador reformado reconhece a extensão do pecado e enfatiza as exigências do padrão divino e admoestações provenientes da rebeldia contra Deus, o que é resolvido na aliança da redenção, que fornece esperança para a humanidade na ação de Deus recriando e renovando a humanidade em Cristo. Algo de extrema importância destacado pelo autor é a necessidade de contextualizar a teologia a época atual sem, contudo, perder os essenciais bíblicos e teológicos da fé cristã. Apesar de contundentes criticas a teologia de Paulo Freire, o escritor reconhece diversos fatores recomendáveis em sua obra como, por exemplo, a contextualização da educação e da teologia tratando a situação histórica das pessoas.    
Toda a fundamentação educacional depende exclusivamente destes dois primeiros fundamentos, o fundamento bíblico e teológico. Contudo, isso não significa que nenhuma outra ciência possa contribuir na formação educacional. Partindo da ideia de que toda a verdade é verdade de Deus e que a Palavra é a verdade absoluta, Pazmiño trabalha outros fundamentos da educação sempre tendo o cuidado de ser dirigido pela Palavra e a partir dela entender os fundamentos da verdade sem que as verdades elencadas por elas contradigam a revelação especial de Deus.
Os outros fundamentos são colocados da seguinte maneira, o fundamento filosófico é, segundo o escritor, a formação de uma coleção de pressupostos que provêm os atos e os pensamentos. A filosofia é definida literalmente como o amor a sabedoria. O cristão sabe que em Cristo habita “o tesouro da sabedoria e do conhecimento”. Portanto, o desafio cristão é, a partir de Cristo, da Escritura, de Deus, compreender as questões do mundo entendendo-as através do relacionamento humano com o Deus criador e redentor para que exista uma educação verdadeiramente cristã. Para todos os ramos do conhecimento a Escritura tem uma palavra determinante e é a partir dela que os campos da filosofia devem ser compreendidos. Na metafisica, antropologia, ontologia, e cosmologia ela definirá o que se deve entender, pois do contrario, toda a educação estará comprometida. Enquanto a filosofia da educação tem sua centralidade na pessoa, no conteúdo e na sociedade, o educador cristão tem o grande desafio de trazer uma educação centrada em Deus, a sua abordagem deve ter como ponto de partida Deus, evitando assim o desequilíbrio e desenvolvendo uma combinação de todas essas ênfases.
O fundamento histórico é de grande importância, como destaca o livro, ele pode ser visto como um tutor para se viver melhor o futuro. Mudanças aconteceram em diversos campos da sociedade no decorrer da historia, olhando para elas é possível identificar ações efetivas e adapta-las a realidade atual. Existem aspectos na educação cristã que são imutáveis e devem reger a educação atual, contudo, existem erros que precisam nos ensinar e na dependência de Deus corrigi-los em busca do perdão. Os aspectos bíblicos de ensino que são vistos assim como no Antigo e no Novo Testamento devem ser preservados, mas, alguns pensamentos que se desenvolveram na oficialização do cristianismo em Constantino e principalmente na renascença devem ser abolidos, como por exemplo, a ideia do individualismo, retirando a centralidade de Deus e focando no homem e seu mundo. Na reforma, encontramos elementos históricos na educação que devem ser observados e preservados, a justificação pela fé, a salvação pessoal e o sacerdócio de todos os crentes que produziu uma nova visão para a educação cristã. Na reforma, o principal objetivo estava no ensino do individuo, na resposta pessoal a Deus, depois e cada vez mais para a sua contribuição dentro da sociedade a qual vivia como criatura especial de Deus.
O fundamento sociológico tem grande importância na estruturação da educação, pois, se conhecer a cultura em que o cristão e as outras pessoas estão inseridas para se transmitir a mensagem do Evangelho de forma aplicável a realidade atual é fundamental, e o papel de se investigar a cultura é da sociologia. É inevitável que existam diferenças dentro da cultura, contudo, o cristianismo traz unidade dentro da diversidade, a igreja tem um papel de grande impacto dentro da diversidade cultual, pois, dentro da igreja a diversidade é reunida em papeis que contribuem para um mesmo objetivo, a gloria de Deus. O educador cristão deve incorporar uma fé cristã que glorifique a Deus e que promova o Evangelho à realidade de mundo real. O seu papel é trazer o Evangelho para o mundo, o cristão precisa aplicar o Evangelho ao mundo e não ser alienado dele. O grande desafio do educador cristão é observar as teorias sociológicas, avalia-las e submete-las ao crivo das Escrituras. É evidenciado através das muitas correntes da sociologia educacional o grande impacto que a sociedade e a cultura trazem sobre a educação, o educador cristão, a luz do Evangelho precisa discernir dentro da cultura, da sociedade e até mesmo das muitas teorias educacionais aquilo que pode ser conservado, deve ser transformado ou simplesmente combatido.   
O fundamento psicológico, talvez seja o mais complexo na integração e formação de uma educação verdadeiramente cristã. O grande desafio de integrar a psicologia com a educação está no fato de descobrir uma ou um conjunto de teorias, das muitas que são destacadas pela própria, que ofereçam a melhor mistura para se trabalhar com as pessoas por toda a vida. O autor, usando o estudo do psicólogo cristão Lawrence Crabb, destaca quatro abordagens que podem ser usadas para essa integração. A primeira abordagem é diferenciada ou fragmentada, que defende o tratamento da pessoa dentro de perspectivas psicológicas em todas as áreas sem que a fé cristã seja afetada pelos fatores psicológicos, criando uma religião esquizofrênica. A segunda rejeita o pensamento psicológico e trata as pessoas dentro de uma formação religiosa sem serem tocadas por qualquer entendimento psicológico ou desenvolvimento humano, criando assim no individuo uma posição de heteronomia na vida, alienando e isolando a pessoa para se manter o controle religioso. A terceira abordagem é integrada, é uma abordagem totalmente psicológica da educação cristã, misturando os conceitos psicológicos e religiosos dando prioridade a psicologia. A quarta é uma abordagem integrada e direcionada, nela o educador busca possíveis interações com a psicologia levando em conta uma cosmovisão bíblica que tenha a autoridade final a Escritura. Conquanto, é preciso cuidado para não se submeter à cosmovisão a “autoridade” psicológica. Diante da grande confusão que a psicologia promove, o autor sugere um modelo que contemple a queda e a necessidade de recriação em Cristo, que é possível graças a Sua morte e ressurreição, proporcionando renovação e transformação em diversos pontos e dimensões da vida.         
Todas as definições que o autor apresenta tem em comum a ênfase no planejamento e sua implementação. Para que o currículo seja efetivo, ele precisa do conteúdo e da experiência cristã, tendo assim, potencial de transformação de vida. Esse potencial requer das pessoas a receptividade e atuação no querer aprender, buscando em Deus as instruções mediadas pelos professores humanos. Mesmo não havendo uma forma simples de misturar conteúdo e pratica, o autor nos mostra diretrizes que devem nortear o ensino cristão, para ele, o professor deve ser sensível as dimensões do conteúdo e a experiência particular de cada aluno. Adequar à sensibilidade e o conhecimento deixando implícitos a verdade e o amor. A verdade é o conteúdo da educação cristã, que deve ser comunicado efetivamente com amor, mantendo sempre essas duas virtudes em equilíbrio, pois a verdade sem amor se torna dura e o amor sem a verdade se torna frouxo.     
Entendendo que é pelo currículo que valores e compromissos se formam e passam a ser praticados. Para defini-lo adequadamente, nos é sugerido no livro perguntas básicas. As perguntas contemplam o conteúdo, o objetivo, o ambiente, a forma e o momento do ensino, o aluno e seu aprendizado e o principio que organiza as respostas. Pazmiño também oferece três metáforas de Herbert M. Kliebard, para a elaboração de um currículo. A metáfora da produção, que tem como ênfase o professor, a metáfora do crescimento com ênfase no aluno e a metáfora da peregrinação que integra mestre e aluno no relacionamento pessoal. Pode-se ver que não é uma tarefa fácil montar um currículo que venha a contemplar as necessidades do aluno e respeite o fundamento bíblico. É de suma importância se apreciar com sensibilidade o proposito, o conteúdo, a necessidade do aluno e do professor e estilos. Para o cristão o valor do ser cristão que envolvem atitudes, habilidades e comportamentos tem um papel determinante na educação do aluno.
O livro é de grande relevância para a introdução e desenvolvimento da educação cristã na contemporaneidade. No mundo que luta contra os absolutos e relativiza os temas fundamentais da vida para a convivência e desenvolvimento da sociedade, a Escritura é o pilar necessário para a construção de uma educação adequada. A interação com outras disciplinas é de grande valia pra o desenvolvimento curricular e pratico na formação do aluno. O que Pazmiño faz com grande sucesso é trazer todas as disciplinas para responder a autoridade bíblico com relação as suas teorias e métodos, aquilo que as ciências modernas não conseguem ser unanimes a Escritura define a verdade e o método a ser trabalhado. Grande livro, recomendável a todos que desejam ser educadores e desenvolvem o ministério de ensino nas igrejas e escolas.   
                                                                                    

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