quinta-feira, 28 de julho de 2011

Confissão de fé do século XXI!

A Fraternidade Reformada Mundial (FRM), publicou a confissão de fé elaborada neste século!

Teólogos reformados de todo o mundo se envolveram na construção de uma confissão de fé para o seculo 21, pois, todas as confissões observadas pelos reformados foram elaboradas nos séculos 16 e17. Sendo em grande medida elaboradas para defenderem a fé reformada contra o catolicismo romano medieval e, no caso das últimas, contra o arminianismo.
Nenhuma das confissões trata das questões principais que têm confrontado a igreja ao longo dos séculos 19 e 20, tais como o Liberalismo, o Pluralismo e o Pós-modernismo.
Segundo esses teólogos essa atual confissão de fé não tem a finalidade de substituir as declarações confessionais das denominações que integram a membresia da FRM. 
Aqui está a publicação do capitulo IV. A pessoa e a obra do Espírito Santo.
 1. O Espírito Santo como uma pessoa da Trindade
O Espírito Santo está envolvido na obra da criação e da redenção juntamente com o Pai e o Filho. De modo particular, o encarnado Filho de Deus foi concebido pelo Espírito Santo, ungido com o Espírito Santo e investido de poder pelo Espírito Santo para cumprir seu ministério público na terra.
2. A obra do Espírito Santo na redenção
O Espírito Santo aplica a obra de redenção do Filho aos crentes individuais e os une a Cristo, sua cabeça, e uns aos outros. É o agente da adoção dos crentes na família de Deus e lhes outorga a segurança íntima de que foram escolhidos pelo poder soberano de Deus. Ele socorre, ensina, guia e conduz os crentes em conformidade com a vontade revelada e o caráter de Deus. Ele santifica os crentes produzindo neles os seus frutos e intercede constantemente por eles em oração ao Pai.
3. O envio do Espírito Santo em Pentecostes
A vinda do Espírito Santo em Pentecostes foi o início de uma nova obra de Deus na vida dos crentes, que levou à fundação da igreja cristã. Os dons revelacionais extraordinários concedidos naquela época eram sinais singulares do início de uma era messiânica e não podem ser automaticamente reivindicados nem exigidos como prova decisiva do poder de Deus em ação hoje. A continuação e os diferentes dons do Espírito Santo devem ser buscados com humildade, em conformidade com a sua vontade e para glorificar a Deus no serviço pelo bem comum da igreja.
4. O Espírito Santo e o reavivamento espiritual
O poder do Espírito Santo continua a se manifestar de formas especiais em tempos de reavivamento espiritual, que ocorrem periodicamente na vida da igreja. Esses períodos de despertamento e renovação espiritual promovem a expansão do reino de Deus tornando as pessoas mais conscientes da sua pecaminosidade, fazendo-as se voltar para Deus de maneira nova e mais profunda. Nessas épocas, os crentes são lembrados da presença do Espírito Santo à medida que se tornam mais conscientes da sua operação na vida deles e dos dons que lhes concede. O reavivamento espiritual é especialmente eficaz para trazer o povo de Deus de volta para ele, mediante a reforma da igreja, que está constantemente em perigo de se desviar. Apesar disso, a obra do Espírito Santo que se faz evidente em períodos de reavivamentos espirituais está sempre presente na igreja e os crentes devem orar fervorosamente pelos seus frutos e seus dons em todas as épocas.
5. O Espírito Santo e a batalha espiritual
O Espírito Santo combate ativamente Satanás e seus demônios e protege os crentes de seus ataques. O Espírito Santo livra homens e mulheres da opressão e possessão demoníacas e equipa-os com as armas espirituais que necessitam para resistir ao poder do mal. A Bíblia proíbe os crentes de se envolverem com os poderes das trevas e suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário