domingo, 20 de fevereiro de 2011

A alegria do crente!

Todas as pessoas buscam a felicidade. Não há exceção para isso. Sejam quais forem os meios diferentes que empreguem, todos objetivam esse alvo. A razão de alguns irem à guerra, e de outros a evitarem, é o mesmo desejo em ambos, visto de perspectivas diferentes. A vontade nunca dará o último passo em outra direção. Esse é o motivo de cada ação de todo ser humano, mesmo dos que se enforcam.                                           Blaise Pascal.
Paulo após ter vivido toda a sua caminhada cristã em muitas lutas e dificuldades, 2 Co 11; 24-27. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.

Mesmo diante de tanta luta esse homem se conciderava um homem feliz, alegre, contente.
A carta aos Filipenses expressa a alegria e felicidade de Paulo mesmo estando preso, provavelmente em roma nos ultimos anos de sua vida, uma vida totalmente dedicada a cristo apos a sua conversão.
  
Segundo John Piper em seu livro Em busca de Deus a plenitude da alegria cristã, não é errado buscar a felicidade, o erro esta em onde buscamos essa felicidade ele escreve: Somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. Contentamo-nos com muito pouco.
o segredo de Paulo estava no seu contentamento em Deus. Ele sabia onde estava a felicidade. 
Esse deve ser o sentimento e atitude de todo aquele que serve ao Senhor. Se contentar no próprio Deus.
A felicidade está em Deus, ela começa apartir do momento da converção, da entrega total ao senhor, autor e  consumador da nossa fé.                                                                                                                                                                                    Com o mesmo zelo que Deus tem por sua própria glória
ele nos persegue com bondade e misericórdia.
Mas "nós" quem?
"Aqueles que amam a Deus, que são
chamados segundo o seu propósito."1
Para pertencer a esse grupo,
é preciso ser convertido.
Isso é a criação de um cristão que busca o prazer.                                                                             
 Em busca de Deus a plenitude da alegria cristã
Fl.1; 6. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.                                                                               
Há um começo, e esse começo é no nascer de novo.
A partir desse começo procuraremos entender as coordenadas e diretrizes que o apostolo Paulo nos dá nesta carta endereçada aos filipenses de como ser verdadeiramente feliz.

O segredo está na centralidade em cristo; 1;21. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Para o apóstolo a razão de existir é Cristo. Esse é o sentido da conversão, Cristo se torna o centro. A vida do convertido passa a ser governada pelo seu Senhor.
Gl 2; 20. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.  
Tudo na vida toma seu devido lugar, o Senhor toma o lugar principal. Todas as demais coisas são secundarias, a partir do momento que me encontro com Cristo, Ele se torna Senhor de toda a minha trajetória.
O cristocentrismo é o ponto alto do cristianismo, quando Paulo afirma O viver é Cristo, ele está trazendo a realidade bíblica, escriturístico e revelacional para o seu cotidiano. É o mesmo que dizer Cristo agora governa a minha vida em todos os sentidos.
Num mundo voltado para o eu, é importante se dizer que a verdadeira felicidade não está no próprio homem, mas no doador da vida.
                                                                                        Parte de um sermão do sem. Gilberto L. Dourado Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário