sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livre arbítrio!

Os arminianos pregam com veemência que o homem é dono de sua salvação, ele escolhe ser salvo ou não.
Certa ocasião eu fui convidado para uma virgília, onde nos reunimos como igreja de Cristo. Havia algumas denominações, varias oportunidades foram dadas. Depois de algum tempo, um pastor tomou a palavra e começou a dizer que Cristo já havia feito tudo, agora era o momento de fazermos por onde sermos salvos. Tomarmos a decisão de sermos salvos.
Acreditando que ele tem o mérito da sua salvação, pois foi uma escolha dele, o pastor incentivava os seus ouvintes a tomarem a mesma atitude. Por traz dessas afirmações existe o conceito do livre-arbítrio.
Mas, existe, existiu o livre-arbítrio?
De acordo com a nossa confissão de fé o livre arbítrio existiu sim, cap IX, seção II diz:  O homem em seu estado de inocência , tinha a liberdade e o poder de querer e fazer aquilo que é bom e agradável a Deus, mas mudavelmente, de sorte que pudesse decair dessa liberdade e poder. Ref; Ec. 7;29, Col. 3;10, Gen. 1;26 e 2;16-17 e 3;6.  Mas, a seção III do mesmo capitulo nos afirma que: O homem, caindo em um estado de pecado, perdeu totalmente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação, de sorte que um homem natural, inteiramente adverso a esse bem e morto no pecado, é incapaz de, pelo seu próprio poder, converter-se ou mesmo preparar-se para isso.Ref; Rom. 5;6 e 8;7-8, Jo. 15;5, Rom. 3;9-10,12,23. Ef. 2;1,5. Col. 2;13. Jo. 6;44,65. 1 Cor. 2;14. Tito 3;3-5.
Então de acordo com o que a Escritura Sagrada nos ensina, o livre arbítrio existiu sim. Mas, de maneira nenhuma o homem pode escolher ser salvo ou ajudar a Deus nesse processo. Não existe mais o livre arbítrio! 
Somos impossibilitados pelos nossos pecados de escolher a Deus e sua salvação.
Por natureza somos filhos da ira Ef. 2;3. Mas adiante no verso 8 o Espírito Santo nos fala que somo salvos pela graça, mediante a fé e que isso é dom de Deus, no verso 9 somos advertidos que não é pelas obras. Nós estavamos mortos nos nossos delitos e pecados como o versículo 1 desse capitulo nos diz. Um morto não toma decisões, quanto menos ajuda alguém. Obs; os Arminianos ou semi-pelagianos acreditam que ajudam a Deus na sua salvação.    
Temos deixado de pregar as verdades bíblicas em detrimento de posturas modernas pragmáticas e forçamos as pessoas a viverem algo que elas não são:
   Existem pessoas que não são nascidas de novo vendo um reino que Cristo declarou que não podia ser visto e entrando no reino que não se pode entrar sem o renascimento. Há hoje, entre os evangélicos, pecadores não convertidos, mortos em seus delitos e pecados, acreditando que podem dar vida a se mesmos    simplesmente decidindo nascer de novo.  A Santidade de Deus R. C. Sproul.
Os pregadores não entendem que não estão contribuindo para o crescimento da igreja de Cristo, mas, para um ajuntamento de pessoas que acreditam que a glória é delas. Que elas são pessoas mais especiais e com um poder de decisão maior que as demais.Uma sociedade como qualquer outra, nunca corpo de Cristo. De maneira nenhuma estou dizendo que os nossos irmãos Assembléianos não são crentes, estou falando que eles tem uma teologia de meio termo, pois confessam que Cristo é Deus e a soberania de Deus, mas não entendem que a salvação é uma obra unicamente de Deus. Esse post tem o intuito de levar os presbiterianos reformados que estão espalhados por todo esse mundo com medo de pregar a doutrina bíblica da predestinação a pensarem no que estão fazendo.
Precisamos mostrar as pessoas que o verdadeiro evangelho só pode ser vivido a partir do novo nascimento e isso vem de Deus, de Deus somente. Pois o Espírito sopra onde quer e quando lhe apraz. Jo. 3;8.
         
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário