sábado, 28 de março de 2020

O que nos dirige?

Texto: Sl 119.105
Todos são dirigidos por algo, seja um sonho, um objetivo ou uma paixão.
Martin Luther King. Dizia: Quem não tem uma causa pela qual morrer não tem motivo para viver.
Essa frase expressa muito bem a verdade de que todos tem um ideal pelo qual vive, e se esse ideal não estiver bem definido em sua mente, ele não sabe ao certo para o que vive.
Talvez você nunca tenha parado pra pensar sobre isso, mas se eu te perguntasse: pelo que você vive, para que você vive. O que você me responderia?
Muitos se conformam com uma ideia pequena da vida, estão tão presos na mesmice e se acomodam com a ideia de que “eu trabalho pra comer e como pra trabalhar” não assumindo nenhuma causa pela qual deve viver.
O texto vem nos orientar justamente sobre isso, ele nos informa que a Palavra de Deus ilumina a nossa compreensão acerca de tudo que precisamos saber sobre o que é necessário para viver e progredir nessa vida, qual o objetivo da nossa existência.
O maior trecho das Escrituras é o Salmo 119, todo ele é dedicado a enaltecer e promover a eficácia, suficiência e majestade da Palavra de Deus.
É nEla que encontramos o proposito ideal pelo qual devemos viver, nEla encontramos histórias de muitos homens que entregaram a sua vida por uma causa.
Ela é suficiente para nos informar aquilo que precisamos saber para vivermos uma vida alicerçada.
Ela é o alicerce da vida humana. Ela nos mostra claramente o que precisamos saber para viver de forma adequada nesse mundo e no vindouro.
Podemos olhar para esse verso e entender duas verdades sobre a Escritura que são imprescindíveis no fundamento da nossa vida.
1- A Escritura é a Luz que ilumina nossa salvação.
Veja que em primeiro lugar o texto nos informa que a Escritura é lâmpada que ilumina os nossos passos. Ela é Lâmpada para os meus pés, a ideia aqui é de uma lâmpada que ilumina perto, enquanto a Luz ilumina mais distante.
Veja, em primeiro lugar precisamos entender a Escritura como aquela que nos insere no caminho.
A vida cristã começa com a Palavra, é nela que descubro que sou pecador e preciso de um salvador.
2- A Escritura é a luz que ilumina nossa peregrinação.
A salvação não é apenas o início, ela não acaba na conversão. A perseverança é um aspecto da salvação que não pode deixar de ser destacado aqui. Mt 24:13. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
A lâmpada serve para iluminar os meus passos constantemente e diariamente, mas eu também preciso olhar o caminho, eu não posso olhar simplesmente para baixo, eu preciso enxergar a direção o caminho.
Veja que é na escritura que encontro Cristo e nEla continuo a ser tratado por Ele até o grande dia, Ela ilumina meus pés e dá norte a minha jornada.
                                                                                                       Rev. Gilberto Loula Dourado Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário