terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Heresias na historia da igreja!

O montanismo foi um movimento iniciado por volta do ano 155 de nossa era, com a finalidade de combater o formalismo e a organização humana na igreja. Montano reafirmou na Frígia as doutrinas do Espírito Santo e a segunda vinda de Cristo. Até ai você pode achar que está tudo certo. Mas, como em todos os movimentos dessa natureza, ele caiu para o extremo oposto e concebeu fanáticas e equivocadas interpretações bíblicas. “Toda e qualquer familiaridade com movimentos da nossa época nos leva a pensar que tudo isso não é novo.” No desenvolvimento de sua doutrina peculiar acerca da inspiração, Montano concebeu-a como inata e continua e se colocou como parácleto ou advogado através de quem o Espírito Santo falava a igreja, do mesmo modo que falara através de Paulo e dos outros profetas.
Isso não é novidade no cristianismo. Sempre vivemos esse pendulo onde somos místicos, espiritualistas ou racionais, legalistas vivendo extremos que sempre desembocam em grandes e prejudiciais heresias.
O grande desafio da igreja de Cristo é viver o equilíbrio, sendo espiritual, mas não deixando de ser racional e inteligente. A nossa fé não é cega, as coisas espirituais são discernidas espiritualmente. Mas a loucura não é espiritual, até pode ser uma ação demoníaca, nunca Espírito de Deus.
Não estou em absoluto falando que tudo isso que acontece neste vídeo é obra do diabo, mas é algo para se questionar.
Deus abençoe a todos!!!!!!            

Nenhum comentário:

Postar um comentário